Sinais e Sintomas da Perturbação do Espectro do Autismo
A perturbação do espectro do autismo (PEA) é uma deficiência de desenvolvimento causada por diferenças no cérebro. Pessoas com PEA geralmente têm problemas de comunicação e interação social e comportamentos ou interesses restritos ou repetitivos. Pessoas com PEA também podem ter maneiras diferentes de aprender, se movimentar ou prestar atenção. É importante notar que algumas pessoas sem PEA também podem ter alguns desses sintomas. Mas para pessoas com PEA, essas características podem tornar a vida muito desafiadora.
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Habilidades de comunicação e interação social
Habilidades de comunicação e interação social podem ser desafiadoras para pessoas com PEA.
Exemplos de características de comunicação social e interação social relacionadas ao PEA podem incluir
- Evita ou não mantém contato visual
- Não responde ao nome até os 9 meses de idade
- Não mostra expressões faciais como alegria, tristeza, raiva e surpresa aos 9 meses de idade
- Não joga jogos interativos simples como pat-a-cake aos 12 meses de idade
- Faz poucos ou nenhum gesto aos 12 meses de idade (por exemplo, não dá adeus)
- Não compartilha interesses com outras pessoas até os 15 meses de idade (por exemplo, mostra um objeto que eles gostam)
- Não aponta para mostrar algo interessante aos 18 meses de idade
- Não percebe quando os outros estão magoados ou chateados aos 24 meses de idade
- Não percebe outras crianças e se junta a elas para brincar aos 36 meses de idade
- Não finge ser outra coisa, como um professor ou super-herói, durante a brincadeira aos 48 meses de idade
- Não canta, dança ou atua para você aos 60 meses de idade
Comportamentos ou Interesses Restritos ou Repetitivos
Pessoas com PEA têm comportamentos ou interesses que podem parecer incomuns. Esses comportamentos ou interesses diferenciam o PEA das condições definidas apenas por problemas de comunicação e interação social.
Exemplos de comportamentos e interesses restritos ou repetitivos relacionados ao PEA podem incluir:
- Alinha brinquedos ou outros objetos e fica chateado quando a ordem é alterada
- Repete palavras ou frases repetidamente (chamado ecolalia)
- Brinca com os brinquedos da mesma maneira todas as vezes
- Está focado em partes de objetos (por exemplo, rodas)
- Fica chateado com pequenas mudanças
- Tem interesses obsessivos
- Deve seguir certas rotinas
- Bate as mãos, balança o corpo ou gira em círculos
- Tem reações incomuns à maneira como as coisas soam, cheiram, provam, parecem ou sentem
Outras características
A maioria das pessoas com PEA tem outras características relacionadas. Estes podem incluir
- Habilidades linguísticas atrasadas
- Habilidades de movimento atrasadas
- Habilidades cognitivas ou de aprendizado atrasadas
- Comportamento hiperativo, impulsivo e/ou desatento
- Epilepsia ou transtorno convulsivo
- Hábitos incomuns de comer e dormir
- Problemas gastrointestinais (por exemplo, constipação)
- Humor incomum ou reações emocionais
- Ansiedade, estresse ou preocupação excessiva
- Falta de medo ou mais medo do que o esperado
É importante notar que as crianças com PEA podem não ter todos ou nenhum dos comportamentos listados como exemplos aqui.
Saiba mais sobre triagem e diagnóstico de PEA
Saiba mais sobre o tratamento dos sintomas do PEA
Fonte do conteúdo: Centro Nacional de Defeitos Congênitos e Deficiências de Desenvolvimento, Centros de Controle e Prevenção de Doenças
