Skip links
autismo-terapia ABA-au-some

Terapia ABA: Conheça o melhor tratamento para o autismo

Sabe o que significa ABA?

“ABA” significa Análise do Comportamento Aplicada (Applied Behavior Analysis). É um conjunto de princípios que formam a base de muitos tratamentos comportamentais. Esta terapia é baseada na ciência de aprendizagem e comportamento, como o comportamento funciona e como ocorre o processo de aprendizagem. A terapia ABA aplica estas leis ao comportamento de forma a aumentar os comportamentos adequados e diminuir os comportamentos que podem interferir com aprendizagem ou que possam ser inadequados.

A terapia ABA é utilizada para aumentar a linguagem e capacidades de comunicação. É também utilizada para melhorar a atenção, a concentração, as competências sociais, a memória, autocuidado e rotinas de higiene, competências motoras e competências académicas.

Segundo informações do US Surgeon General e pelo American Psychological Association, terapia ABA é considerada a “melhor” prática de tratamento baseada em evidências. “Baseado em evidências ” significa que significa que a terapia ABA passou nos testes científicos da sua utilidade, qualidade e eficácia.

A terapia ABA inclui muitas técnicas diferentes. Todas estas técnicas incidem sobre antecedentes (o que acontece antes de um comportamento ocorrer) e sobre as consequências (o que acontece após o comportamento). Uma técnica é o “reforço positivo”, quando um comportamento é seguido por algo que é valorizado (uma recompensa), esse comportamento é mais suscetível de se repetirem. A terapia utiliza reforços positivos de uma forma que pode ser medida a fim de ajudar a provocar uma mudança de comportamento significativa.

“Se uma criança não pode aprender da maneira que é ensinada, é melhor ensiná-la da maneira que ela pode aprender.” (Marion Welchmann)

Os registos da terapia ABA e das intervenções deste tipo de terapia iniciaram-se entre 1961 e 1962, através de pesquisas elaboradas por Ferster e DeMyer. Estas pesquisas demonstraram que era possível usar técnicas para modificar o comportamento das pessoas com distúrbios do desenvolvimento, incluindo a diminuição de comportamentos inadequados.

Em 1987, o avô da terapia de Análise Comportamental Assistida (ABA), Dr. Ivar Lovaas, provou que a intervenção precoce e a terapia comportamental intensiva permitiram que crianças com autismo alcançassem o sucesso. Ele concluiu que 90% das crianças obtêm ganhos substanciais com a terapia ABA (Lovaas, OI 55: 3-9). Lovaas acrescentou que 47% das crianças estudadas durante sua pesquisa eram “indistinguíveis de seus pares” após receberem terapia intensiva de ABA (Lovaas, OI 1987).

autismo-terapia ABA-au-some

Comparando o ABA com outras intervenções.

Atualmente existem algumas opções de terapia, o que torna difícil a escolha da terapia ideal para a criança. Apesar da variedade, a evidência esmagadora é quase sempre a favor do ABA.

Por exemplo, a Association for Science in Autism (ASAT) afirma:

Como o ABA atualmente tem substancialmente mais apoio científico do que qualquer outra intervenção comportamental ou educacional para crianças com TEA, a ASAT recomenda que famílias e profissionais considerem fortemente a implementação do ABA e sejam cautelosos com outras abordagens. A ASAT recomenda ainda que os profissionais descrevam outras intervenções comportamentais e educacionais como não testadas e encorajem as famílias que estão considerando essas intervenções a avaliá-las cuidadosamente.

Além disso, o United States Surgeon General , afirma:

Trinta anos de pesquisa demonstraram a eficácia dos métodos comportamentais aplicados (ABA) na redução do comportamento inadequado e no aumento da comunicação, aprendizagem e comportamento social apropriado.

autismo-terapia ABA-au-some
autismo-terapia ABA-au-some

Como funciona terapia ABA?

ABA é uma abordagem tão ampla que é difícil definir o âmbito de um programa típico. A quantidade de terapia e nível de envolvimento dos pais varia, muitas vezes de acordo com as necessidades específicas da criança. Os programas de treino de competências ABA (tais como treino de julgamento discreto, ensino incidental) podem exigir várias horas todos os dias. Enquanto os programas de formação de competências são geralmente implementados por terapeutas comportamentais ou professores, os pais são muitas vezes ensinados a ter competências críticas para ajudar os seus filhos a transferir aquilo em que aprenderam na terapia para a vida quotidiana.

Os programas de formação de competências ABA para crianças pequenas, são frequentemente baseados no lar e requerem materiais e uma área dedicada ao trabalho. A terapia de modificação de comportamento ABA pode incluir 1-2 horas de formação dos pais por semana, com os pais utilizando estratégias que aprendem entre as visitas. Um terapeuta ABA pode também consultar os professores para ajudar a apoiar comportamentos positivos na sala de aula.

A terapia ABA irá beneficiar o meu filho?

Se o seu filho está a ter…

dificuldades de aprendizagem?
dificuldades em adquirir novos competências?
dificuldades em comunicar?
comportamentos inadequado* que se interfiram no modo de funcionamento?
Se o seu filho tiver algum destes ou outros comportamentos, a terapia ABA pode ser útil.

*Os comportamentos inadequados podem incluir temperamento birras, agressões ou automutilação.

 

 

 

 

Referências:

  1. Associação para a Ciência no Tratamento do Autismo
  2. Lovaas OI Tratamento comportamental e funcionamento educacional e intelectual normal em crianças autistas. Revista de Consultoria e Psicologia Clínica. Seção 55: 3–9, Washington DC, 1987.
  3. Saúde Mental, Um Relatório do Surgeon General
  4. Walsh, Maria Beth. “As 10 principais razões pelas quais crianças com autismo merecem ABA.” The Behavioral Analysis in Practice Journal, Volume 4, Verão de 2011, pp.72-79.