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Autismo: Tratamento e Intervenção para Transtorno do Espectro Autista

Tratamento e Intervenção para Perturbações do Espectro Autista

Os tratamentos atuais para o perturbações do espectro do autismo (PEA) buscam reduzir os sintomas que interferem no funcionamento diário e na qualidade de vida. 1  O PEA afeta cada pessoa de maneira diferente, o que significa que as pessoas com PEA têm pontos fortes e desafios únicos e diferentes necessidades de tratamento. 1  Portanto, os planos de tratamento geralmente envolvem vários profissionais e são voltados para o indivíduo.

Os tratamentos podem ser dados em educação, saúde, comunidade ou ambientes domésticos, ou uma combinação de ambientes. É importante que os profissionais se comuniquem entre si e com a pessoa com PEA e sua família para garantir que as metas e o progresso do tratamento atendam às expectativas.

À medida que os indivíduos com PEA saem do ensino médio e crescem até a idade adulta, serviços adicionais podem ajudar a melhorar a saúde e o funcionamento diário e facilitar o envolvimento social e comunitário. Para alguns, podem ser necessários apoios para continuar a educação, completar o treinamento profissional, encontrar emprego e moradia e transporte seguros.

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Tipos de Tratamentos

Existem muitos tipos de tratamentos disponíveis. Esses tratamentos geralmente podem ser divididos nas seguintes categorias, embora alguns tratamentos envolvam mais de uma abordagem:

  • Comportamental
  • Desenvolvimento
  • Educacional
  • Social-Relacional
  • Farmacológico
  • Psicológico
  • Complementar e Alternativo

Abordagens Comportamentais

As abordagens comportamentais se concentram na mudança de comportamentos, entendendo o que acontece antes e depois do comportamento. As abordagens comportamentais têm mais evidências para tratar os sintomas do PEA. Eles se tornaram amplamente aceitos entre educadores e profissionais de saúde e são usados em muitas escolas e clínicas de tratamento. Um tratamento comportamental notável para pessoas com PEA é chamado de Análise do Comportamento Aplicada (ABA) . ABA incentiva comportamentos desejados e desencoraja comportamentos indesejados para melhorar uma variedade de habilidades. O progresso é monitorado e medido.

Dois estilos de ensino da ABA são o Tentativa de Teste Discreto (DTT) e o Treinamento de Resposta Pivotal (PRT) .

  • A DTT usa instruções passo a passo para ensinar um comportamento ou resposta desejada. As lições são divididas em suas partes mais simples, e as respostas e comportamentos desejados são recompensados. Respostas e comportamentos indesejados são ignorados.
  • A PRT ocorre em um ambiente natural e não em um ambiente clínico. O objetivo do PRT é melhorar algumas “habilidades essenciais” que ajudarão a pessoa a aprender muitas outras habilidades. Um exemplo de uma habilidade fundamental é iniciar a comunicação com os outros.

Abordagens de desenvolvimento

As abordagens de desenvolvimento concentram-se em melhorar habilidades específicas de desenvolvimento, como habilidades de linguagem ou habilidades físicas, ou uma gama mais ampla de habilidades de desenvolvimento interconectadas. As abordagens de desenvolvimento são frequentemente combinadas com abordagens comportamentais.

A terapia de desenvolvimento mais comum para pessoas com PEA é a Fonoaudiologia . A terapia da fala e da linguagem ajuda a melhorar a compreensão e o uso da fala e da linguagem pela pessoa. Algumas pessoas com PEA se comunicam verbalmente. Outros podem se comunicar por meio de sinais, gestos, imagens ou um dispositivo eletrônico de comunicação.

A Terapia Ocupacional ensina habilidades que ajudam a pessoa a viver da forma mais independente possível. As habilidades podem incluir vestir-se, comer, tomar banho e relacionar-se com as pessoas. A terapia ocupacional também pode incluir:

  • Terapia de Integração Sensorial para ajudar a melhorar as respostas à entrada sensorial que pode ser restritiva ou esmagadora.
  • A fisioterapia pode ajudar a melhorar as habilidades físicas, como movimentos finos dos dedos ou movimentos maiores do tronco e do corpo.

O Early Start Denver Model (ESDM) é uma ampla abordagem de desenvolvimento baseada nos princípios da Análise do Comportamento Aplicada. É usado com crianças de 12 a 48 meses de idade. Pais e terapeutas usam brincadeiras, trocas sociais e atenção compartilhada em ambientes naturais para melhorar as habilidades linguísticas, sociais e de aprendizagem.

 

Abordagens educacionais

Tratamentos educacionais são dados em uma sala de aula. Um tipo de abordagem educacional é a abordagem de Tratamento e Educação de Crianças Autistas e Deficientes de Comunicação Relacionadas (TEACCH) . O TEACCH é baseado na ideia de que as pessoas com autismo prosperam na consistência e no aprendizado visual. Ele fornece aos professores maneiras de ajustar a estrutura da sala de aula e melhorar os resultados acadêmicos e outros. Por exemplo, rotinas diárias podem ser escritas ou desenhadas e colocadas à vista. Os limites podem ser definidos em torno das estações de aprendizagem. As instruções verbais podem ser complementadas com instruções visuais ou demonstrações físicas.

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Abordagens Sócio-Relacionais

Os tratamentos sociorelacionais focam na melhoria das habilidades sociais e na construção de vínculos emocionais. Algumas abordagens sócio-relacionais envolvem pais ou mentores de pares.

  • O modelo de Desenvolvimento, Diferenças Individuais, Baseado em Relacionamento (também chamado de “tempo de chão”) incentiva os pais e terapeutas a seguir os interesses do indivíduo para expandir as oportunidades de comunicação.
  • O modelo de Intervenção de Desenvolvimento de Relacionamento (RDI) envolve atividades que aumentam a motivação, o interesse e as habilidades para participar de interações sociais compartilhadas.
  • Histórias sociais fornecem descrições simples do que esperar em uma situação social.
  • Os Grupos de Habilidades Sociais oferecem oportunidades para pessoas com TEA praticarem habilidades sociais em um ambiente estruturado.

Abordagens Farmacológicas

Não existem medicamentos que tratam os principais sintomas do PEA. Alguns medicamentos tratam sintomas concomitantes que podem ajudar as pessoas com PEA a funcionar melhor. Por exemplo, a medicação pode ajudar a gerenciar altos níveis de energia, incapacidade de se concentrar ou comportamento de automutilação, como bater a cabeça ou morder as mãos. A medicação também pode ajudar a gerenciar condições psicológicas concomitantes, como ansiedade ou depressão, além de condições médicas, como convulsões, problemas de sono ou problemas estomacais ou gastrointestinais.

É importante trabalhar com um médico que tenha experiência no tratamento de pessoas com PEA ao considerar o uso de medicamentos. Isso se aplica a medicamentos prescritos e medicamentos de venda livre. Indivíduos, famílias e médicos devem trabalhar juntos para monitorar o progresso e as reações para garantir que os efeitos colaterais negativos da medicação não superem os benefícios.

Abordagens psicológicas

As abordagens psicológicas podem ajudar as pessoas com PEA a lidar com ansiedade, depressão e outros problemas de saúde mental. A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma abordagem psicológica que se concentra em aprender as conexões entre pensamentos, sentimentos e comportamentos. Durante a TCC, um terapeuta e o indivíduo trabalham juntos para identificar metas e, em seguida, mudam a forma como a pessoa pensa sobre uma situação para mudar a forma como ela reage à situação.

 

Tratamentos Complementares e Alternativos

Alguns indivíduos e pais usam tratamentos que não se enquadram em nenhuma das outras categorias. Esses tratamentos são conhecidos como tratamentos complementares alternativos . Tratamentos complementares e alternativos são frequentemente usados para complementar as abordagens mais tradicionais. Eles podem incluir dietas especiais, suplementos de ervas, cuidados quiropráticos, terapia animal, terapia artística, atenção plena ou terapias de relaxamento. Indivíduos e famílias devem sempre conversar com seu médico antes de iniciar um tratamento complementar e alternativo.

Pode haver outros tratamentos disponíveis para indivíduos com PEA. Converse com um médico ou profissional de saúde para saber mais.

 

 

Para mais informações pode visitar:

American Academy of Pediatrics Council on Children with Disabilities: https://pediatrics.aappublications.org/content/145/1/e20193447ícone externo

Sociedade de autismo: https://www.autism-society.org/living-with-autism/treatment-options/ícone externo

Autism Speaks: https://www.autismspeaks.org/treatments-autismícone externo

Comitê de Coordenação Interagências de Autismo: https://iacc.hhs.gov/publications/publications-analysis/2012/treatments.shtmlícone externo

Instituto Nacional de Saúde Infantil e Desenvolvimento Humano: https://www.nichd.nih.gov/health/topics/autism/conditioninfo/treatmentsícone externo

Referências

  1. Hyman, SL, Levy, SE, Myers, SM e AAP Conselho sobre Crianças com Deficiências, Seção sobre pediatria do desenvolvimento e comportamento. (2020). Identificação, avaliação e manejo de crianças com transtorno do espectro autista. Pediatria, 145(1), e20193447.